PPCI do CDM é concluído, e local volta a ficar apto para grandes eventos

PPCI do CDM é concluído, e local volta a ficar apto para grandes eventos

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) do Centro Desportivo Municipal (CDM), finalmente, ficou pronto e será o presente do Papai Noel, nesta véspera de Natal, para Santa Maria. Depois de anos em elaboração e alguns percalços, o PPCI será, oficialmente, entregue em uma solenidade na manhã desta terça-feira, às 11h, no CDM com a presença de autoridades.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​ 

Na cidade do incêndio da Kiss em que 242 pessoas perderam a vida e centenas ficaram feridas, o PPCI era uma das demandas mais antigas e aguardadas, uma vez que inviabilizava grandes eventos no Centro Desportivo. A entrega do plano aponta, agora, para um novo horizonte, inclusive com a possibilidade de retomada da tradicional Feira de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (Feisma), uma das mais importantes vitrines de negócios do centro do Estado e, ao mesmo tempo, de atração de turistas para Santa Maria. A última edição da Feisma, em 2019, por exemplo, reuniu 280 expositores e 94 mil pessoas.
Secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro disse que, desde 2022, trata sobre a elaboração do PPCI. Ele acrescentou que havia um projeto original de 2017 ou 2018, mas que precisava ser atualizado. Por isso, pediu ajuda do vice-prefeito à época, o engenheiro civil Rodrigo Decimo (PSD), que fez a articulação com a iniciativa privada para bancar as alterações. Ao mesmo tempo, conta Gilvan, solicitou ao então prefeito Jorge Pozzobom (PSD) para o plano ser tratado como prioridade no Orçamento com objetivo de garantir verbas.
Com o projeto atualizado, foi lançada uma licitação e contratada a empresa para fazer todas as adequações no complexo esportivo. Entre elas, aumento do número de portas de emergência, instalação de mais extintores de incêndio e de hidrômetros, motor e caixa de água, além de alarme. Também foi preciso uma intervenção de alvenaria junto à arquibancada do ginásio principal do CDM para ampliar a saída de emergência e a colocação de corrimão. O custo total foi de quase R$ 500 mil – recurso próprio da prefeitura –para atender todas as exigências da legislação e,como consequência, receber o aval do Corpo de Bombeiros na vistoria (foto ao lado).
– O PPCI é uma obra – resumiu o secretário, referindo-se às adequações necessárias no CDM.
Com o PPCI concluído, o que muda no complexo esportivo?
– A segurança! Antes, tinha uma insegurança – respondeu Gilvan, frisando que a conclusão “afeta as pessoas”, oferecendo um ambiente mais seguro.
No caso da Feisma, conforme o secretário, as edições eram realizadas mediante um PPCI provisório “com o mínimo que a legislação exigia” somente para o evento. Atualmente, os ginásios do CDM são utilizados apenas para atividades esportivas, porém não podem sediar grandes competições na área, justamente, pela falta de PPCI.
O secretário defendeu o espaço como prioritário para a prática esportiva. Quanto à retomada da Feisma, avalia Gilvan, não basta só o PPCI, mas também da “conjuntura econômica” e do interesse e condições da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), idealizadora do evento.

Revitalização

O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio faz parte da revitalização do complexo esportivo, que incluiu reativação de dois ginásios, construção da pista de skate coberta e da academia, além da reforma da guarita da Guarda Municipal e da nova sede da Secretaria de Esporte e Lazer.
Para o prefeito Rodrigo Decimo, o PPCI “é um dos os problemas estruturais em várias áreas” que sua gestão pretende enfrentar.
– Estamos consolidando definitivamente o complexo como um lugar do esporte. Hoje, temos todos os ginásios em pleno funcionamento, espaços revitalizados, iluminação nova, equipamentos modernos, mais segurança e obras estruturais importantes. Temos uma pista de skate indoor, há pouco inaugurada, e vários eventos esportivos sendo realizados no local, atraindo atletas de todo o Estado – afirmou o chefe do Executivo.
E, assim como secretário Gilvan, Decimo destacou o aspecto da segurança.
– Agora, o PPCI está 100% concluído, com um investimento significativo, garantindo que as pessoas possam frequentar o CDM com tranquilidade, segurança e qualidade. Isso mostra nosso cuidado com quem usa o espaço e nosso respeito com o esporte e com a comunidade. Essa demanda histórica é agora realidade graças à união de esforços e o compromisso com o Esporte – finalizou o prefeito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

PPCI do CDM é concluído, e local volta a ficar apto para grandes eventos Anterior

PPCI do CDM é concluído, e local volta a ficar apto para grandes eventos

Partido Novo faz primeira convenção e elege comando em Santa Maria Próximo

Partido Novo faz primeira convenção e elege comando em Santa Maria

Jaqueline Silveira